As inscrições para o “Programa de Qualificação Profissional para Surdos, Pessoas com Deficiência Física e Reabilitados do INSS”, do Projeto Selur Social, vão até 15 de dezembro próximo. Ministrado pelo Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), em função da parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (SELUR), Fundação de Rotarianos de São Paulo e Rotary Club, tem o objetivo de qualificar uma parcela da população que historicamente tem menos oportunidades de inclusão no mercado de trabalho.
Com periodicidade semestral, o próximo programa terá início em 24 de janeiro e fim até 28 de junho de 2018. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, sendo 20 para surdos e outras 20 para pessoas com deficiência física e reabilitadas pelo INSS. Os interessados deverão preencher uma ficha de interesse no link: http://www.cepro.org.br/site/programa-qualificacao-profissional-selur.aspx ou entrar em contato pelo telefone (11) 3879-3157 para agendamento do processo seletivo. No dia agendado, os candidatos passarão por uma entrevista e um teste classificatório (Português, Matemática e Conhecimentos Gerais). A iniciativa faz parte do Projeto “Selur Social”.
As aulas são ministradas de segunda a sexta, das 14h às 18h, na Faculdades Integradas Rio Branco (Avenida José Maria de Faria, 111, Lapa – São Paulo). As turmas com surdos recebem a qualificação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os pré-requisitos são: ter mais de 16 anos e escolaridade mínima de 4ª série do Ensino Fundamental.
O conteúdo do programa inclui: Habilidades para a Vida; Matemática; Língua Portuguesa / Português Instrumental para Surdos; Noções Administrativas e de Atendimento; e Informática. Diversos são os benefícios da iniciativa para as pessoas com deficiência, entre eles, aumento da empregabilidade, oportunidade de qualificação profissional, autonomia financeira e incentivo à escolaridade.
Em junho deste ano, o Auditório das Faculdades Integradas Rio Branco sediou a formatura da 17ª turma do “Programa de Qualificação Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física”. No dia 18 de dezembro, é a vez do 18º grupo concluir as atividades, com uma cerimônia no mesmo local.