Câmara dos Deputados – 03/07/2025
Salão Verde busca soluções para cerca de 3 mil lixões a céu aberto que ainda existem no Brasil, 15 anos após a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) que pretendia erradicá-los até 2014. Cenas de degradação humana em meio ao lixo seguem presentes, sobretudo em pequenos municípios de até 50 mil habitantes. O governo aposta em “programa humanizado de fechamento de lixões”, o Ministério Público cobra responsabilização de prefeitos e de setores que geram grandes volumes de lixo, enquanto o Congresso Nacional analisa propostas que vão desde novas prorrogações de prazo até conscientização em torno do excesso de produção de lixo pela população e fontes de financiamento para o efetivo fim dos vergonhosos lixões. Serão duas edições seguidas sobre o tema: a próxima terá foco na redução das emissões de gás metano que ocorrem nos lixões a céu aberto. Foto: ABREMA
Pontos de vista nesta edição: Pedro Maranhão (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente-ABREMA), Ronei Silva (Movimento Nacional dos Catadores), Ileana Mousinho (Ministério Público do Trabalho), Eduardo Santos (Ministério do Meio Ambiente) e deputados Darci de Matos (PSD-SC), Hildo Rocha (MDB-MA) e Nilto Tatto (PT-SP).
Trechos de música: “Vira lixo” (Chico César e Suely Mesquita) , com Ceumar; e “Sonata em si menor” (Zoltán Kodály), com Sebastian Baverstam.
Produção – Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação – José Carlos Oliveira
Veja a reportagem completa: https://www.camara.leg.br/radio/programas/1174849-3-mil-lixoes-uma-vergonha-persistente/
Fonte: Câmara dos Deputados